segunda-feira, 4 de maio de 2009

A festa mais aguardada durante o ano.... dia 2 de maio - Festa da Pinha em Estoi - Algarve

Olá pessoal
Eu sei que estou atrasada na entrega das trocas, mas peço que esperem mais um pouco porque tenho andado em correria.
Venho vos mostrar o que me fez atrasar mais nas trocas.
Eu vivia muito perto da capital do Algarve, Faro, neste momento vivo mais no interior. Como vocês sabem, todas as "terras" têm a sua historia, a sua cultura, as suas tradições. Na minha terra, há uma tradição que encanta várias pessoas da região, a festa é chamada por Festa da Pinha em Estoi.
O porquê dessa festa? A festa é uma manifestação de agradecimento à Nossa Senhora do Pé da Cruz porque antigamente muitas das pessoas que viviam em Estoi faziam muitas vezes o transporte de mercadorias entre o Norte do pais e o Sul e pediam à Nossa Senhora do Pé da Cruz que os protegesse de sofrer dos acidentes, pragas ou assaltos a que estavam sujeitos durante essas viagens. Ao chegarem a "casa",como forma de agradecer a Nossa Senhora a protecção que lhes dera, começaram a enfeitar os cavalos com flores. É de sublinhar que, esta festa pertencia ao clero e as pessoas mais ricas da regiao. Apesar de ao longo dos anos, esta tradiçao tem vindo a se modificar, digo-vos que melhora de ano para ano e eu já vou ha muitos, muitos anos a essa festa.
A festa começa no dia 1 de Maio, supostamente é o dia do descanso, mais conhecido o dia do Trabalhador, mas para quem quer ir a essa festa, nem por isso há muito descanso pois temos que enfeitar o veiculo para a festa. O veiculo, neste caso uma carrinha de caixa aberta é enfeitada com flores, o que dá alguma trabalheira porque como sabem, é dificil colocar alguma coisa na parte exterior da carrinha. Digo-vos que deu algum trabalho (tou farta de malmequeres), mas no fim ficou lindissima como podem ver na imagem abaixo.Acabamos o de enfeitar o carro e esperamos pelo dia seguinte para fazer o tal agradecimento à nossa Senhora ( ao longo dos tempos como já disse anteriormente, a tradição "foi" adaptada para os novos tempos porque, antes era só feita a festa com cavalos, agora pode ser utilizado qualquer veiculo, desde que se registe na junta de freguesia para fazer parte do cortejo).

O Cortejo é feito de forma "alinhada, é composto por primeiro os cavalos, as charretes com cavalos, depois a seguir é os tractores, depois as carrinhas e por fim a designaçao de outros veiculos. É engraçado porque vamos todos "em marcha até um sitio chamado Ludo(nem sei quantos kilometros sao mas sei que levamos muito tempo mesmo a chegar).
O passeio leva o dia todo. É muito giro, principalmente quando regressamos a estoi onde toda a gente que sabe desta festa nos vai ver. A festa é bastante conhecida(o aspecto de maior relevancia é de que algumas pessoas vêm embriagadas, não são todas!!!), mas eu digo-vos com muito orgulho, o pessoal com quem fui, cerca de 30 pessoas, nenhuma se comportou mal, nem veio a fazer "figuras tristes".
Desculpem por este post ser muito longo mas assim ficam a perceber melhor esta festa que eu adoro ir.Abaixo ficam algumas imagens de como divertida é a festa.No final da noite (perto das 3 da manha, a "pilha" acaba-se e ficamos num estado de m....

2 comentários:

  1. Olá Silvia. Quero convidá-la para participar da minha troquinha com o tema LISTRAS. Será um prazer tê-la inscrita. Bjs.

    ResponderEliminar
  2. ola sou a alda a tua parceira na troca abc o meu email e aldaeze@hotmail.com beijocas

    ResponderEliminar